terça-feira, 11 de outubro de 2011

MLG entrevista Cliff Bleszinski, Parte 2

Na primeira parte da entrevista com o diretor de design da Epic, falou-se das primeiras impressões com o jogo, sobre o BETA, modo "Espectador" e DLCs. Na segunda parte temos: o futuro do multiplayer, o aproveitamento dessa geração de consoles e porque você provavelmente não verá Gears no PC.

MLG: As "Tittle Updates"* são uma algo no qual vocês estão trabalhando para jogos 'On-Lan'?
Cliff B: Isso foi um grande problema no Gears 2 e é algo em que estamos trabalhando. Estamos tomando cuidado com as atualizações que afetam a MLG** e tendo certeza que elas estão devidamente propagadas para a máquina por isso não é um problema neste momento.
* Atualizações que mudam a mecânica do jogo, como aquele que 'acabou' com o Gears 2.
** Mlg, aqui é colocada como a forma competitiva e igualitária de jogar um multiplayer.


MLG: Teve algo no jogo que vocês tentaram consertar mas não tiveram como?
Cliff B: Nós pensamos sobre "deitar" (prone) certa vez, mas se você deita acabará ficando como em Operation: Flashpoint. Por outro lado, por ter uma vasta experiência (em Gears), isto tenderia a facilitar um pouco mais o "camper" do que em outros FPS. Nós testamos isso e não deu certo. Nós também testamos ter jogadores "rastejando sobre cobertura", mas isso ficou desajeitado demais.


MLG: O que você vê como a próxima inovação no multiplayer competitivo?
Cliff B: Eu adoraria alguém que conseguisse resolver essa persistente "coisa de clã". Olhar para os jogadores como sendo de gangues virtuais, onde você tem que bater em alguém em uma gangue rival para entrar e você tem seus próprios símbolos com um "sistema de gerenciamento" (meta-system) para mantê-los todos juntos. Talvez alguém resolveu isso, que eu não sei, mas algo para facilitar que assim você vê alguns super-grupos que podem ir de Starcraft 2 para Gears, e para Defense of the Ancients e eles têm logos consistente e símbolos. Isso é uma coisa que eu gostaria de ver.


MLG: O Xbox 360 tem 6 anos até agora. Quanto tempo essa geração ainda tem sobrando?
Cliff B: Sony e Microsoft têm considerado que os consoles estarão por aí até que eles possam fazer um novo e eles vão esperam até que consigam lançar algo que está visualmente e muito além daquilo que a atual geração (de consoles) pode suportar. Eu sempre brinquei dizendo que isso tem que passar no "Teste da mamãe" (Mom-Test) - Quando você a leva numa loja e mostra um jogo de futebol em baixa definição comparado a um de alta definição e ela pode dizer a diferença. É aí que você precisa estar para fazer um novo console.


MLG: Você acha que a indústria tem espremido o que pode sair da atual geração de consoles?
Cliff B: Dados os codificadores e as ferramentas apropriadas, você ainda pode extrair mais água dessa pedra. Se voltarmos aos anos 90, tinha caras em máquinas de 14k fazendo coisas que pareciam muito legais. É tudo uma questão de comércio. Assim que você começa a conhecer melhor o console, você sempre consegue espremer um pouco mais disto, mas eventualmente ele irá secar. Esperemos que, nesse ponto, teremos uma nova geração de consoles para "fazer seu queixo cair".


MLG: Você já começou a mexer com hardware da próxima geração?
Cliff B: Eu não tenho poder jurídico para falar muito disso ainda. Tem havido algumas entrevistas dizendo para esperar algumas coisas interessantes por volta de 2014, mas isso é realmente tudo o que posso dizer.


MLG: Graças a jogos como Starcraft 2, o PC tem visto um ressurgimento em jogos competitivos. Como o PC se encaixa nos planos da Epic?
Cliff B: Esta geração de console tem se mantido por um tempo e ainda podemos fazer jogos que ficam ótimos no 360 e tenho certeza que Uncharted 3 ficará ótimo no PS3. Mas elas por elas, se você pegar um PC de última geração com um jogo feito preparado para ele, seria demais. Estamos em um ponto onde o PC está em ascensão em relação a jogos, mas isso não faz sentido para nós trazer o Gears para o PC, neste momento. Isso não é um compromisso de qualquer forma, seria apenas eu pensando em voz alta. Eu prefiro fazer um jogo apenas de PC, construído para PC com o teclado e o mouse e aproveitar o que o PC faz melhor, em vez de trazer o Gears quase um ano depois quando ninguém se importará com isso.


Originalmente postado em: MLG.com