Original em inglês: Xbox Wire
Em janeiro deste ano (2014) foi anunciada a compra dos direitos da franquia Gears of War pela Microsoft Studios, e com isso, a canadense Black Tusk Studios ficou encarregada do desenvolvimento da franquia. Rod Fergusson também se juntou a equipe para liderar no desenvolvimento. A equipe do site Xbox Wire conversou com Phil Spencer, líder da Microsoft Studios, Hanno Lemke, gerente geral da Black Tusk, e com Rod sobre as grandes novidades.
Por que a Microsoft comprou a franquia?
Phil Spencer: Tudo isso se volta ao nosso comprometimento com os fãs do Xbox. A franquia Gears of War tem uma base de fãs muito forte, apaixonada e valiosa no Xbox. Mais de 22 milhões de unidades foram vendidas, dentre todos os títulos, no mundo todo, faturando mais de 1 bilhão de dólares. Essa franquia e esses fãs fazem parte da alma do Xbox. Adquirindo essa franquia, a Microsoft Studios, continuará a os oferecer mais de seus jogos favoritos e "experiência de entretenimento" (nota: aqui ele se refere aos livros, quadrinhos, a planejada série em vídeo etc.) do universo de Gears of War.
Por que a Epic Games concordou com a aquisição?
Hanno Lemke: A Epic tem sido um ótimo parceiro de trabalho, e tem sido um privilégio para a Microsoft ser parceira editorial da Epic e trabalhar junto para alcançar o sucesso fenomenal dos jogos da franquia. Epic e Microsoft continuam sendo grandes parceiros e bons amigos. Na verdade, colaboraremos de perto com a Epic para garantir que a inclusão da tecnologia da Unreal Engine, na franquia Gears of War que se segue, continue consistente com o alto grau de qualidade que os fãs esperam.
Por que um estúdio como o Black Tusk, que ainda tem que mostrar seu valor, foi escolhido para liderar o desenvolvimento de Gears of War no lugar de um estúdio mais estabelecido?
Phil Spencer: A Black Tusk juntou um time de caráter mundial com profunda experiência e paixão por jogos de tiro, e especificamente a própria franquia Gears of War. Estou extremamente confiante que sob a liderança de Hanno Lemke, Rod Fergusson e nossos outros líderes no estúdio, a Black Tusk está bem equipada para se empenhar no desenvolvimento da franquia Gears of War que está por vir.
Existem planos para trazer alguém que trabalhou nos jogos anteriores para trabalhar no futuro da série?
Hanno Lemke: A notícia que Rod Fergusson está se juntando a Black Tusk deve ser animadora para os fãs da franquia. Rod esteve num posto de liderança no desenvolvimento de todos os Gears, ele compreende a franquia profundamente, mas, igualmente importante, ele compreende os fãs - o que eles gostam, para onde eles querem ver a franquia evoluir... Uma vez espalhada a notícia sobre as oportunidades na Black Tusk, estou confiante que veremos muitos desenvolvedores talentosos, que compartilham a mesma paixão pela franquia Gears of War que os desenvolvedores na Black Tusk.
Quando podemos esperar ouvir mais sobre os planos para Gears of War?
Hanno Lemke: Esperamos estar preparados para compartilhar mais novidades sobre Gears mais tarde, ainda neste ano.
Você está voltando para o Canadá para voltar a trabalhar com Gears. Isso é como voltar para casa?
Rod Fergusson: Estou extremamente animado por estar me unindo ao Black Tusk Studios para dirigir o desenvolvimento da franquia Gears. Tive o privilégio de trabalhar em muitos jogos bons com muitas equipes boas, mas Gears tem tido o maior impacto em mim, profissional e pessoalmente, então isso realmente é como voltar para casa. Mal posso esperar para compartilhar mais com vocês em breve.
Posteriormente, a Epic Games compartilhou a seguinte nota sobre a aquisição:
"A Epic Games fechou um acordo de vender os direitos da propriedade intelectual 'Gears of War' para a Microsoft. Estamos muito orgulhosos da franquia que construimos, em parceria com a Microsoft, através da década passada e estamos felizes que este acordo permita que a Microsoft continue firme com o 'universo Gears' em suas plataformas principais enquanto concentramos esforços em novos projetos. A Epic continua totalmente dedicada a dar suporte ao Xbox One e está licenciando a tecnologia da Unreal Engine 4 para a Microsoft em apoio ao seus novos projetos." - disse o fundador e CEO da Epic, Tim Sweeney