Principais novidades no sistema:
- Servidores Dedicados
- Migração de Host
- Cloud-based profiles
- Persistent parties
- Public BETA disponível em 2011
Esta semana, a Epic mostrou pela primeira vez o multiplayer competitivo online do Gears of War 3, e há muito o que falar sobre o que mudou, o que está de volta e que a filosofia da produtora está relacionada a jogar online. A maior parte das novidades fará com que os fãs de Gears of War chorem de alegria. Mas para entender por que, você tem que saber o que eles tem passado.
Quando Gears of War 2 foi lançado, em 2008, o matchmaking era dolorosamente lento e às vezes falhava totalmente. O fluxo de jogo para jogo era agitado e cheio de becos sem saída. Falhas, bugs e cheats eram como uma epidemia. Muitos dos fãs hardcore de Gears of War (junto com os fãs casuais e os recém-chegados) abandonaram o Gears 2 e o modo multiplayer inteiramente. A comunidade fez sua voz ser ouvida alto e claro no fórum oficial do Gears e em outros lugares na web.
Mas ao invés de ficar “na mesma” para o jogo final da trilogia Gears, a Epic decidiu abandonar o sistema de host/client atual em favor de servidores dedicados, gerido pela Epic, que vai manter todos os matchmaking de forma ‘neutra’ para os jogadores no mundo inteiro. Os jogadores agora podem contar com um servidor dedicado para cuidar de todos aqueles ping; latência e “bit rate” para eles ao invés de tudo ser feito pelo código de um único jogador. Na teoria, servidores dedicados, devem acabar com a vantagem de um time sobre outro baseada unicamente em velocidade de conexão. (O famoso “Tiro de host” deverá acabar, com isso.)
Quando o Title Update 6 saiu para o Gears of War 2, a Epic começou secretamente a trazer alguns desses novos servidores dedicados online e testá-los no mundo real. Lembra daquela partida recente de onde você estava convencido que o outro time estava ganhando, porque eles tinham a vantagem do host? ...Talvez. Talvez não.
Servidores dedicados são uma grande mudança para Gears of War 3, e essa adição sozinha provavelmente poderia ter satisfazido uma grande parte dos fãs da série e dos críticos. Mas a Epic está fazendo todos os esforços com a sua revisão do multiplayer, deixando muitas das escolhas feitas para o Gears 2 para trás.
Gears 3 irá incluir a migração de host de verdade, o que significa que se a pessoa que começou o jogo decide sair (provavelmente porque você está acabando com ele), o jogo é projetado para escolher outro jogador para que seja o host, sem ter que voltar para o menu. O chat de voz também será mantido pelos servidores, citando o que a Epic antecipou poderia ser alguma limitação da banda-larga em uma versão mais nova da Xbox Live. Partidas Sociais como as introduzidas com a Title Update 6 estarão de volta no Gears 3 e vai usar o mesmo método de preenchimento de espaços em branco na lista com Bots. “Persistent parties”(grupos percistentes) agora será uma parte da experiência online do Gears, permitindo que você e seus amigos se desloquem entre partidas e modos de jogo sem ter que desconectar da sala para se reunir novamente após o final da partida. E a Epic também vai armazenar as informações do seu perfil de Gears of War 3 em seus próprios servidores para prevenir alguns bugs como os que tem ocorrido no Gears of War 2.
Muitas destas são características chave que fãs vinham pedindo há anos, e elas vão transformar completamente a experiência online de Gears of War. Mas nós nem mesmo chegamos nas melhores coisas ainda.
No início deste mês, a Microsoft anunciou que planeja empurrar o lançamento do Gears of War 3, a partir de sua data de lançamento prevista para 5 de abril de 2011, para o final de 2011, a fim de posicioná-lo como um lançamento do feriado.
Pelo lado ruim, significa que vai demorar mais do que todo mundo esperava. Pelo lado bom, isso dá a Epic tempo de fazer algo enorme para a franquia: manter um “Public Multiplayer Beta”.
Com seis meses de prorrogação para o desenvolvimento, o produtor executivo Rod Fergusson diz que a equipe se concentrará no desenvolvimento gráfico das fases, fazendo um trabalho de grão-fino na arte e na execução do BETA nos novos servidores dedicados, que ele espera dar à equipe informações valiosas sobre o que está funcionando no multiplayer de Gears of War 3 e o que precisa ser melhorado.
“A parte mais difícil em fazer uma versão beta é que um beta não é nada mais que um beta. No mundo do console o BETA é praticamente um DEMO. As pessoas te julgam duramente, de verdade, – eles decidirão se vão comprar o jogo baseados naquilo que viram na versão beta.” - diz Fergusson.
Mas Fergusson e sua equipe tomaram a decisão de que o retorno que esperam obter da comunidade vale o risco de colocar um multiplayer de Gears 3 para a crítica pública. Ainda não há data precisa para definir a versão beta ainda, Fergusson diz que está prevista para início de 2011. Apesar das evidentes vantagens de servidores dedicados e betas públicos, não será necessariamente mais fácil para que os jogadores inexperientes ou recém-chegados tornem-se fãs do Gears of War online. Então a Epic voltou a prancheta e simplificou (modificou) os modos multiplayer.
Novidades nos modos de jogo:
- Capture the Leader
- Novo King of the Hill
- Team Deathmatch
- Mutators mode
- Beast mode
Para começar, Guardian e Submission foram fundidos em um único modo chamado Capture the Leader. No início de cada rodada neste modo, é escolhido um líder para cada equipe, e sua missão é capturar o líder inimigo e segurá-lo por 30 segundos. Não há captura de pontos, apenas você e seu refém enquanto o relógio conta o tempo restante. Uma novidade é que o prisioneiro tem a oportunidade de lutar a cada poucos segundos pressionando o botão B. Fazendo isso na hora certa você pode tirar a mira do seu capiturador em um momento crítico, ou, se ele já estiver ferido, cause dano suficiente para se libertar. Em Capture the Leader, os líderes também terão adicionado “tactical/communications” que lhes permite ver as posições inimigas, mantendo pressionada o botão LB.
O novo King of the Hill é um híbrido do atual King of the Hill misturado com Annex.
“A jogabilidade do Gears sempre teve a ver com criar um front e mantê-lo. Em King of the Hill, o anel é o front.” – diz Jim Brown da Epic, designer nível do multiplayer do Gears of War 3.
Os modos que sempre caracterizam a filosofia de manter a frente no multiplayer competitivo de Gears of War são Warzone e Execution, cada uma ligeira variante do cenário típico de deathmatch. Ambos estão de volta em Gears of War 3, mas eles não estão no centro das atenções. O modo em questão agora é simplesmente chamado de Team Deathmatch, descrito como um típico combate team-vs-team multiplayer com o estilo Gears.
Cada equipe começa com 20 vidas, e elas vão gradualmente diminuir até zero cada vez que um membro da equipe é morto e revive. A última equipe em pé ganha um ponto, e o primeiro time a conseguir dois pontos ganha. Não há pontos de respawn fechados, então é impossível “camperar” em uma área aberta de costas para um, a menos que você queira uma baioneta nas suas costas.
Novas armas:
- Pendulum war Lancer
- Oneshot
- Sawed-off
- Gorgon SMG
- Flame Grenade
Nenhum novo Gears estaria completo sem um arsenal de armas ridículas. A Pendulum-Era Lancer é um animal particularmente brutal. Essencialmente uma metralhadora com uma horrível baioneta presa ao tambor, não é tão precisa quanto a Lancer moderna, mas tem o poder de penetração maior. Mantenha pressionado o botão B por tempo suficiente, enquanto em movimento com a retro Lancer equipada, e seu personagem irá entrar em uma deadly roadie run (corrida fatal). Quem ficar no caminho vai se ver preso no final de sua arma, empalado num “pé-de-aço”.
Ao invés de simplesmente escolher entre os rifles: Hammerburst e Lancer como sua arma inicial preferida, Gears of War 3 lança a Pendulum Lancer na mistura, também. E agora você também pode escolher entre duas shotguns para ficar como padrão, a já conhecida Gnasher e a nova castigadora Sawed-off.
Destinada a ser tanto uma das armas mais amadas quanto uma das mais odiadas em Gears 3, a Sawed-off é lenta, desajeitada, pouco prática e totalmente incrível. Depois de aprender como usá-la corretamente (ficar em 50% mais perto do que você pensa que você precisa), você vai ficar absolutamente dependente da sua surpreendente “divina-brutalidade”.
A única outra arma nova que chega perto do ridículo é a Oneshot, a nervosa, mãe com menopausa de todos os rifles sniper. Ele pesa uma tonelada, tem apenas um nível de zoom e faz um barulho estrondoso quando usada. Te deixa totalmente exposto, é difícil de mirar e tem um laser que vai de amarelo para vermelho indicando a hora certa de atirar, similar ao Torque Bow. Mas, como a Sawed-off, é um prazer matar com ela.
Além de introduzir essas armas novas, a Epic voltou “aos clássicos” para brincar com alguns dos favoritos já existentes. A Hammerburst agora tem uma iron-sight zoom (zoom em mira-de-ferro) que a torna ainda mais mortífera à distância. A pistola de rajada Gorgon foi re-nomeada para Gorgon SMG e tem tiro automático agora, de repende tornando-a a arma perfeita para quem estiver com um meatshield. Granadas ainda podem ser coladas em superfícies, mas a Ink Grenade e as novas granadas incendiárias já não emitem alertas sonoros quando lançadas. Na hora que você vir uma, provavelmente será tarde demais.
Essas descrições das granadas podem ter feito você pensar em todas as aplicações para o modo Horde, mas até agora a Epic ainda tem se mantido em silêncio sobre o que está reservado para a Horda. Ela estará de volta em Gears of War 3, com algumas "mudanças fundamentais", diz Ferguson. Mas, além disso, nada de novo foi anunciado.
O que se sabe é que o modo Horda, como em todas as experiências multiplayer em Gears of War 3, será vinculado ao novo sistema de nivelamento da série, o que é uma grande salto em comparação àquele sistema usado no segundo jogo, ano passado. Tudo que você faz, até mesmo reviver seus companheiros para ganhar pontos, te dará ponto de XP, o que aumenta seu nível. Mas agora, em vez de ser um número sem sentido, seu nível vai levar você a recompensas no jogo.
Além do sistema de XP global, há também novas formas de ganhar XP no Gears of War 3. Fitas podem ser ganhas por fazer coisas em partidas, como uma sequência de 5 mortes (5-kill streaks), fazendo first blood, matando seu Nemesis (aquele jogador que te matou mais vezes) e revivendo um certo número de parceiros. Medalhas são como mini-trófeus, que são levadas de partida em partida e incluem coisas como fazer um certo número de headshots ou tornar-se Expert com uma arma em particular. Isso, por sua vez, será um título, que você conseguirá por se tornar especialista em uma certa área. Então, se você é um sniper liso o suficiente para ganhar um título para ser um especialista com a Longshot, você pode agora conseguir um título especial relacionado a sua característica no jogo.
Melhor ainda, seu progresso com esses pequenos incentivos estarão sempre sendo comparados com os dos seus amigos. Então, quando você subir de rank com uma sniper, você verá pequenas janelas pop-up dizendo como comparar-se ao seus amigos. E essa não é a única recompensa por ficar bom com armas.
A série Gears of War é famosa por suas sangrentas execuções além do normal, movimentos esplendorosos que você pode fazer para derrubar seus inimigos. Você começará com acesso às execuções das armas básicas, e quando dominá-las, abrirá mais. Então usando essa execução desbloqueada você ganhará ainda mais XP. E uma vez que uma arma está completamente dominada, você ganha o direito de apertar o botão de execução repetidamente por um período de tempo maior enquanto mata um oponente. Imagine ficar por cima de um jogador particularmente irritante da Xbox Live e deixar a cabeça dele em pedaços por arrebentá-lo com coronha da sua shotgun. Sim, isso será possível.
Grandes mudanças como essas definitivamente favorecem os jogadores de Gears of War, mas há uma certa quantidade de pequenos ajustes que também somam uma experiência melhor. O movimento do personagem foi ligeiramente aumentado, tornando as partidas multiplayer mais dinâmicas. Retículas da mira são mais visíveis e realistas. Agora você pode apertar o botão Y quando você vê um inimigo, a fim de "marcá-lo" (colocar um pequeno círculo sobre sua cabeça por alguns segundos) alertando os seus companheiros de equipe à sua localização (como no Battlefield: Bad Company 2, só que mais sutíl).
Cada partida agora começa com uma breve visão de um mapa-geral, mostrando a localização das armas, respaws e outros detalhes do mapa. Um duelo de serras só pode ser interrompido a tiros nos 2 breves segundos em que está começando. Apertando o botão A rapidamente, quando estiver caído, te dá a opção de reviver seu personagem ou movê-lo para um cover (ou cobertura/lugar protegido).
Esses são apenas os ajustes e novas funcionalidades que a Epic tem compartilhado até agora. É uma enorme reformulação que consegue mudar a experiência multiplayer, mantendo o núcleo da filosofia Gears. Mas a Epic também está trazendo algumas loucuras à mesa. Gears of War 3 ainda terá variantes do jogo chamado Mutators (uma conceito da Epic usada no Unreal Tournament) que será destravado à medida que você subir de nível e poderá ser usado em modos cooperativo online, como o Horde. O Mutators altera a aparência e o funcionamento de partidas e personagens e vêm com modificações na XP. Quer jogar como um mini-Marcus Fenix com uma cabeça enorme, corpinho e voz super-estranha? Claro que quer.
Apesar de todas as informações que a Epic tem soltado sobre o multiplayer online de Gears of War 3, ainda há muito que não sabemos. Servidores dedicados serão utilizados, mas se ficarem lotados ou caírem, os jogadores ser ão empurrados de volta à velha forma de se conectar até que possam migrar para os servidores. Mas haverá transparência nisso para o usuário? Será que todos esses ajustes e mudanças vão tirar o equilíbrio do jogo? Não há como saber até que Gears of War 3 faça seu caminho.
A Epic tem algo a provar com o capítulo final da trilogia Gears, e eles estão fazendo todos os esforços para isso. A lista de recursos para Gears of War 3 pode ser lida como uma lista de desejos dos fãs escrita em suor, sangue e uma boa dose de “suco-da-loucura”.
Texto original: Ryan Geddes, da IGN.com
Tradução: Thomaz Silva, ITkXI Hoenir
Originais (em inglês):
Parte 1: http://xbox360.ign.com/articles/112/1126271p1.html
Parte 2: http://xbox360.ign.com/articles/112/1126271p2.html
Parte 3: http://xbox360.ign.com/articles/112/1126271p3.html