terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como será a Próxima Geração

Muito tem se falado da "próxima geração de consoles" e, às vezes, parece que isso não está ligado a tecnologia que rodaria esses novos consoles. A verdade é que muito pode ser feito com a tecnologia que existe hoje, e na próxima, será como "controlar um personagem de uma Cg", tamanha é a qualidade gráfica que veremos nos jogos dos próximos anos.

Unreal Engine 4
Imagem retirada do vídeo da Unreal Engine 4
Há quem acredite que essa "nova geração" só chegará aos gamers daqui 2 ou 3 anos. Mas os novos motores gráficos (engines) estão sendo desenvolvidos já faz tempo. Dado esse fato, resolvemos trazer uma pequena demonstração dessas novas engines, só mostrando os trailers que foram oficialmente apresentados. Todos eles em "tempo real" - não são renderizados, e sim jogáveis!

Lembrando que vale a pena colocar os vídeos na resolução máxima!

Semana passada a empresa Unity apresentou sua nova engine, a Unity 4, com um trailer bastante frenético, onde cada pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença e mostra uma mudança de eventos fluída, aparentemente, sem problemas gráficos.


Já em março deste ano, a empresa Quantic Dream - produtora de Heavy Rain - mostrou na Game Developers Conference a poder da sua nova engine, com o vídeo Project KARA (que não deu em um jogo, mas seus traços serão claramente vistos no jogo Beyond 2 Souls).


Em junho a Epic fez uma demonstração da sua próxima engine, a Unreal Engine 4! Lembrando que Gears Of War: Judgment terá o mesmo motor gráfico de GoW3, a Unreal Engine 3, mas com melhorias.


E para fechar essas pequena lista de demonstrações do que as novas tecnologias trarão, nada melhor do que todo o exagero (o que, tranquilamente, pode ser visto como algo bom) da Square Enix e sua nova engine Luminous, com o vídeo Agni's Philosophy, aprensentado na E3 deste ano.


E para quem quiser ver mais, cada um desses vídeos tem o seu behind de scenes que pode ser encontrado entre os vídeos relacionados. Que não serão postados aqui, para evitar um post desnecessariamente pesado.