O deus da guerra pode ser vulnerável
Nesta entrevista com Mark Simon, lead design de God Of War: Ascension, fala de como eles tentarão fazer Kratos parecer mais humano. - Mesmo que Kratos seja filho de Zeus com uma humana! - Também é abordado o assunto Multiplayer e como fazer para que os jogadores não usem apenas os ataques mais "apelões".
Mark continua com o caminho para a vitória e sobre as fraquezas de Kratos.
Parece haver uma tensão entre o que nós pensamos entre o design do jogo e a forma de contar uma história. As coisas estão sempre melhorando e ficando mais emocionantes, você está sempre ficando mais poderoso, ganhando batalhas maiores - que vai contra o que esperamos de um drama, que é o caso de haver vários retrocessos no caminho da vitória. Em qualquer filme, vemos o personagem em decadência antes de se re-erguer novamente, então isto é uma tensão sobre nossa forma de design e a forma de contar a história.
MS: "Certo. É o princípio 'Rock Balboa'. Você tem que sentir que está torcendo para o perdedor nesta batalha para que você sinta uma recompensa emocional às vezes. [...] Nós também contamos uma história, e gostamos de nos considerar bons contadores de histórias. E eu sei quanto trabalho, e quanto esforço, todo o pessoal do estúdio colocou em God Of War. E como designer, não queremos deixar este trabalho de lado, nem pela experiência que jogador tem com a história do game, apenas para poder-se manter o extinto de 'macho alfa' vivo."
"Então, às vezes, eu penso que isso é bom, e pode ser melhor. Não acho que um jogador queira abandonar o fato de Kratos ter o poder que tem, e ser quem ele é." Pois ninguém quer jogar, ou assistir, uma história de um personagem que é como qualquer pessoa. Ele está esperando algo que ele gostaria de ser, algo que ele não pode ser naturalmente.
Acorrentado desta forma Kratos lembra uma figura muito conhecida |
Existe uma maneira de fazer isso através do design? Você fez alusão à ideia de mostrar mais vulnerabilidade em suas animações. Mas é simplesmente uma questão de animações, ou existe uma maneira de fazê-lo através de outra coisa?
MS: "Bem, sim, eu acho que vem desde cenografia, projeto de situação, e como ele prossegue, e às vezes é normal ver o herói enfrentar uma baixa antes de poder avançar de fato."
"Você estava falando sobre drama e como atingir o nível emocional de alguém, fazendo ele parecer derrotado para depois trazê-lo de volta a ação. E o desafio parte disso, fazer a ascensão do herói em meio a adversidade."
"Mas o outro exemplo é no caso de correr até uma criatura enorme, e ela acaba com você, mas você é capaz de superar isso. E quando você passa pelo desafio de lutar contra essa criatura, a sensação é ótima, porque você percebe que era capaz de fazê-lo. E a próxima vez que você confrontar esta criatura já vai saber que ela é 'um pé no saco', então quando você derrota alguém, ou adquire algo, agora pela segunda vez você terá vantagem. E isto é recompensador, saber que você fez esse progresso."